O "Spuyten Duyvil" foi uma embarcação de inovação, com a característica especial de submersão parcial para evitar fogo inimigo expondo menos sua borda livre, diminuindo riscos de impactos. Ou seja, o navio admitia água em tanques de lastro, uma manobra controlada, e sua estrutura afundava dentro d´agua até certos limites, podendo navegar com seu convés inundado até o limite de sua borda externa. Devido a arqueação desenhada do "camber" do convés, alguma porção ( porção central ) deste ainda ficava visível do meio exterior, permitindo trânsito de pessoal no local.
A concepção do navio era com intuito de facilitar a aproximação até navios inimigos e proporcionar a ação de plantar um "torpedo" ( designação antiga para o que hoje em dia conhecemos como mina ) no casco da outra embarcação, e que o faria explodir com grandes efeitos de destruição.
"Spuyten Duyvil" foi o segundo nome deste único Torpedeiro Semi-Submersível, sendo "Stromboli" sua designação inicial quando construído, projetado por William W. W. Wood, Engenheiro Chefe da Marinha dos EUA, que supervisionou sua construção em New Haven, Conn. Não há registros de seu lançamento ao mar, e nem incorporação aquela marinha. Renomear o navio como "Spuyten Duyvil" foi fato ocorrido em 19 de Novembro de 1864.
O navio foi enviado em cerca de Dezembro de 1864 para o rio James durante a movimentação do General Grant para a região de Richmond, como reforço para ações da União contra forças Confederadas ( Guerra de Secessão dos EUA ), operando na porção superior do rio e abaixo das obstruções montadas pelos confederados. Um dos destaques de seu serviço ocorreu na noite de 23 de Janeiro de 1865 quando o Esquadrão Confederado do Rio James lançou um ataque ao grupo da União, sendo que o "Spuyten Duyvil" proveu apoio ao USS "Onondaga", único monitor operando no rio, e cujos esforços em conjunto resultaram no controle da flotilha rebelde.
Depois que o General Lee ( confederado ) abandonou a região de Richmond, o "Spuyten Duyvil", com seus torpedos, foi utilizado nas ações de limpeza de obstáculos plantados pela própria União no rio James.
Este navio único aparentemente serviu de plataforma para outros experimentos e foi modificado com muitas melhorias experimentais. Ela foi retirado da lista de navios pertencentes a Marinha dos EUA em 1880.
Hoje em dia ele serve como uma interessante nota para a História:
talvez o primeiro "ironclad", semi-submersível, navio de guerra a vapor - e um dos primeiros navios de guerra furtivos ( stealth ) na Marinha dos EUA.
Obrigado pela postagem, esse modelo do navio é importante porque mostra partes do que foi o navio real, do que eu apenas conhecia em gravuras.
Grande abraço: Marcus Silva