O F-35B é uma aeronave que faz parte do programa JSF ( Joint Strike Fighter ) levada a efeito pelo EUA para substituir os aviões militares F-16, A-10 e F/A-18, à exceção dos E/F Super-Hornet e suas variantes.
É um F-35B. O vídeo foi gravado a bordo do USS Wasp em Outubro de 2011.
Realmente o vídeo é excelente, e por vários motivos.
Um deles tbm nos ajuda a entender o conceito do avião F-35B ser classsificado como V-STOL ( sigla em inglês para Vertical and/or short take-off and landing ), que significa capacidade de levantar vôo na vertical ou em espaços curtos ( sem auxílio de catapultas ) e pousar na vertical, essas operações ficam bem claras no vídeo.
Mas há más notícias neste projeto, porque fruto destes testes que vemos somente 4% dos requisitos de capacidade total de sistemas para missões foram verificados. Muitos dos acertos efetuados foram temporários e outros não testados.
Mais testes de capacitação total somente serão retomados em 2015. Há deficiências avaliadas até no visor do capacete integrante da funcionalidade de sistemas de missão e de conceitos de operação, considerados muito problemáticos.
A gestão e desenvolvimento dos mais de 24 milhões de linhas de código de software continuam a ser motivo de preocupação e versões lançadas de novos software finais atrasaram os testes e treinamento.
O desenvolvimento de sistemas vitais para cumprimento de missões, que dá ao avião as avançadas capacidades de combate permanecem atrasadas e em iminências de riscos.
O sistema autônomo de informação logística , um sistema fundamental em terra para melhorar a avaliação de aeronaves e reduzir os custos de apoio, ainda não está totalmente desenvolvido.
O Pentágono vem criticando o projeto publicamente desde Setembro de 2012, inclusive ameaçando de não mais incentivar o mesmo se certas deficiências não forem sanadas.
O vídeo é de incentivo sim ao modelismo, deixa as claras muitas partes do navio.
Em 2011 o USS Wasp sofreu algumas pequenas modificações para alojar o teste com o avião F-35B, reparem alguma diferença na pintura do convés ( dois tons de cinza ) e um lançador de mísseis SeaSparrow ( o normal é haver 2 sistemas instalados a bordo ) foi desmontado para dar lugar a sensores de monitoramento.
Esses testes de Outubro de 2011 também mostraram a necessidade de mais alterações para se adaptar ao calor elevado lançado pelo escape do motor do F-35B voltado diretamente para o convés do navio, e à realocação ou blindagem de equipamentos instalados na superestrutura que podem ser afetados durante a aproximação do avião.
Em 3 de Outubro de 2011 o USS Wasp teve seu primeiro pouso vertical do a vião F-35B. Em 5 de Outubro de 2011 houve o primeiro lançamento com sucesso do avião a bordo do USS Wasp.
2 aeronaves foram usadas no testes, as de numeração BF-02 e BF-04, que completaram nos 18 dias de testes 28 horas de vôo, 72 decolagens de curta distância e 72 pousos na vertical.
Grande abraço: Marcus Silva