O termo "degaussing" é inglês, e pode ser traduzido como desmagnetização, desmagnetizador.
A assinatura magnética de um navio pode ser reduzida de algumas formas:
1. Por um sistema instalado a bordo.
2. Por método de tratamento com unidades externas.
As duas formas não são excludentes, e uma pode complementar a outra. Há navios que não possuem sistema de "degaussing".
A Marinha do Brasil faz desmagnetização dos navios na Base Naval de Aratú, Bahia, e posteriormente o processo de desmagnetização é avaliado na raia magnética da Marinha do Brasil, existente na Ilha de Itaparica, Baía de Todos os Santos, Salvador, Bahia.
Para a desmagnetização realizada na base, veja exemplo de cabos passados no Navio Patrulha "Gurupá":
O mesmo processo aplicado na corveta "Julio de Noronha":
Foto da raia magnética em Itaparica:
Aqui um desenho ilustrativo de como é o campo magnético gerado a bordo de um navio por toda a energia que corre por seus cabeamentos internos para alimentar equipamentos:
Imagem de um "degaussing cable" como passado no costado de kit de navio da Marinha Japonesa:
Aqui foto do USS McCawley, onde apontei em vermelho o "degaussing cable". Repare que este sistema vai pelo costado da proa até a popa: