Arsenal Modelismo Naval

Fórum para debates sobre navios de guerra de qualquer período com aplicação ao modelismo
 
InícioPortalCalendárioFAQBuscarMembrosGruposRegistrar-seConectar-se

Compartilhe | 
 

 Helicópteros MB: Aviação Naval Brasileira, Seahawk MH 16 e Cougar/ EC725 Super Cougar

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
Ir à página : Anterior  1, 2
AutorMensagem
Marcus Silva

avatar

Mensagens : 1200
Data de inscrição : 04/04/2011

MensagemAssunto: Re: Helicópteros MB: Aviação Naval Brasileira, Seahawk MH 16 e Cougar/ EC725 Super Cougar   Qui Mar 28, 2013 12:33 am

Em 30 de Junho de 2009 o repórter Guilherme Wiltgen noticiava no site Poder Naval:


"Após uma intensa e prolongada coordenação de esforços entre a Seção de Logística do Comando da Força Aeronaval, da Base Aérea Naval de São Pedro da Aldeia, do 2° Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral (HU-2) e da Gerência de Aeronaves UH-14 Super Puma do Departamento de Manutenção de Aeronaves, a aeronave N-7070 (Pégasus 70) iniciou, no dia 26 de junho, a fase final de verificações em voo de todos os seus sistemas, ao efetuar sua primeira decolagem para realizar, em voo, a avaliação e ajuste de máxima potência dos motores e que resultou em sucesso.

Esta aeronave encontrava-se indisponível desde 26 de abril de 2002 e iniciou seu PMGA em 25 de outubro daquele ano, cuja conclusão sofreu diversas postergações decorrentes da insuficiência de recursos que afetou toda a Marinha, adiando o reparo e a revisão dos grandes componentes dos meios aeronavais, especialmente após o ano de 2003.

Mais recentemente, com o aporte de recursos adicionais e a priorização dos investimentos para reparo de grandes componentes, feita pelo Comando da Força Aeronaval, foi possível superar mais este desafio permitindo que, com a entrega do Pégasus 70 pela BAeNSPA ao Esquadrão HU-2 até o final de julho, se anteve uma maior disponibilidade de meios aeronavais para o atendimento da elevada demanda de missões deste importante Esquadrão da Aviação Naval."





**Fonte:

http://www.naval.com.br/blog/p...onaval#axzz1w74qyxHy


A conclusão: a aeronave em questão ficou inoperante de 26 de abril de 2002 até cerca de 26 de junho de 2009.......... mais de 7 anos parada por falta de recursos financeiros.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Marcus Silva

avatar

Mensagens : 1200
Data de inscrição : 04/04/2011

MensagemAssunto: Re: Helicópteros MB: Aviação Naval Brasileira, Seahawk MH 16 e Cougar/ EC725 Super Cougar   Qui Mar 28, 2013 12:34 am

As aeronaves brasileiras Cougar e Super Puma tem um transmissor de emergência flutuante ( ELT ) em cor laranja que tbm devem ser adicionadas na retratação de um modelo. Este equipamento existe somente no lado esquerdo da aeronave.

O transmissor de emergência flutuante, chamado de ELT, ao se desprender da aeronave, por alijamento comandado pelo piloto ou pelo afundamento da aeronave,  transmite um sinal de emergência nas frequências 121,5 , 243 e 406 Mhz.

A sigla ELT significa "Emergency Locator Transmitter".

ELT – Transmissor Localizador de Emergência.
"Emergency Locator Transmitter"(ELT) é o equipamento que permite a localização de uma aeronave acidentada, tanto em terra quanto no mar.

Simplificadamente, ele é um rádio transmissor, que instalado na aeronave, transmite automaticamente, sinais para a localização do ponto em que se encontra.
Estes sinais são emitidos mesmo em condições adversas como submersão em líquidos(água do mar, por exemplo). Dependendo do modelo, ele é acionado quando a aeronave sofre uma brusca desaceleração ou elevado número de G(força de ação que exerce a gravidade). Também pode ser acionado manualmente.
Para saber a localização do ELT na aeronave, procure pelo triângulo amarelo com a inscrição ELT.
O tipo utilizado por helicópteros da MB já foi aqui mostrado em post anterior.
Frequência de transmissão: 121.5MHz/Sinal de SOS ou em 243.0MHz para aeronaves militares e 406MHz.
Este último informa para o satélite, com mais precisão.
Uma vez acionado o ELT, os sinais emitidos são captados e processados por um sistema complexo de satélites e computadores capaz de indicar o ponto de origem dos sinais com uma precisão média variando entre 5 km até 20 km.

Tendo recebido o sinal de emergência, o local do acidente é identificado em alguns minutos, e as equipes de resgate podem ser imediatamente acionadas e enviadas para o local indicado pelo sistema, abreviando o tempo de busca, salvamento e a possibilidade de resgate com vida. A rapidez de ação também significa economia de combustível e de meios aéreos e humanos envolvidos na busca. O sistema de busca convencional geralmente demanda horas, dias, e, às vezes, semanas para se determinar o local de um acidente, com isso as chances de sobrevivência das vítimas são muito menores, ainda mais se essas necessitarem de cuidados médicos.




Os satélites que captam o sinal ELT, realizam uma órbita completa em média em uma hora, necessitando mais uma ou até duas, para confirmação deste sinal.

Aqui uma imagem em zoom , seta em azul, mostrando o equipamento instalado em aeronave Super Lynx da MB:




É um equipamento obrigatório, no Brasil, para aeronaves que operem sobre o mar. Todos os helicópteros off-shore, por exemplo, o possuem.

Compare adiante foto do helicóptero, que apontei c seta em vermelho,  e do modelo feito, que o modelista não introduziu o detalhe.
Modelo muito bem feito e caprichado, faltou este detalhe que apontei, mas isso não compromente a qualidade do mesmo.

 

 

Os Super Lynx da MB tbm tem este ELT:



Última edição por Marcus Silva em Qui Jun 18, 2015 2:09 am, editado 2 vez(es)
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Marcus Silva

avatar

Mensagens : 1200
Data de inscrição : 04/04/2011

MensagemAssunto: Re: Helicópteros MB: Aviação Naval Brasileira, Seahawk MH 16 e Cougar/ EC725 Super Cougar   Qui Mar 28, 2013 12:40 am

MARINHA DO BRASIL RECEBE HELICÓPTEROS "SEAHAWK".



Chegaram no dia 30 de julho de 2012, ao Aeroporto Internacional de Cabo Frio, os dois primeiros Helicópteros MH-16 “Seahawk” da Marinha do Brasil (MB). Os helicópteros vieram desmontados, transportados por aeronave da Força Aérea Norte Americana (C-17). Após serem montados, serão conduzidos, em vôo, por pilotos da empresa Sikorsky Aircraft Corporation, para a Base Aérea Naval de São Pedro da Aldeia, onde permanecerão em testes finais de aceitação. A incorporação definitiva à Força Aeronaval ocorrerá por ocasião do aniversário da Aviação Naval, em 23 de agosto.

Essas aeronaves foram adquiridas junto à empresa Sikorsky, de um lote de seis helicópteros, mediante acordo celebrado em maio de 2008 com o Governo dos Estados Unidos da América, e irão substituir os SH-3A/B “Seaking”, que prestaram bons serviços por mais de 40 anos.

As novas aeronaves MH-16 pertencerão ao Primeiro Esquadrão de Helicópteros Anti-Submarino e serão empregadas em proveito das Forças Navais, na “Amazônia Azul”, com a capacidade de realizar tarefas de detecção, localização, acompanhamento, identificação e ataque a alvos de superfície e submarinos, além de ações de busca e salvamento.

O MH-16 possui características estruturais e de projeto que lhe conferem maior robustez, resistência e confiabilidade, tais como: redundância dos sistemas de controle de voo e sistemas hidráulicos; e tolerância balística das pás do rotor principal para calibres de até 20 mm. Seus equipamentos aviônicos e sensores são última geração e podem ser armados com Metralhadora Lateral, Torpedos Anti-Submarino e Míssil Anti-Navio.

FONTE: CCSM
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Marcus Silva

avatar

Mensagens : 1200
Data de inscrição : 04/04/2011

MensagemAssunto: Re: Helicópteros MB: Aviação Naval Brasileira, Seahawk MH 16 e Cougar/ EC725 Super Cougar   Qui Mar 28, 2013 12:43 am

Modelismo:

Pelas fotos e referencias ja divulgadas do Seahawk da Marinha do Brasil, para quem pretende montar na 1/72 há recomendação para que se utilize o kit da HobbyBoss SH-60F "SH-60F OCEANHAWK - 87232":




Alem da fuselagem ser compativel, a transparencia frontal da HobbyBoss é a unica que representa corretamente as versões navais dos seahawks (Janelas das portas e o teto curvo do lado esquerdo).

Se for utilizado algum kit do SH-60B, será necessário fechar os lançadores de sonoboias.

Quanto ao redomo do radar, flir e os sensores nas laterais inferiores do nariz e no começo do boom da cauda existe um set da Armycast para o Seahawk da marinha da austrália que parece o mais compatível com os detalhes do nosso Seahawk, mas seria melhor observar atentamente fotos dos helicopteros para confirmar:

Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Marcus Silva

avatar

Mensagens : 1200
Data de inscrição : 04/04/2011

MensagemAssunto: Re: Helicópteros MB: Aviação Naval Brasileira, Seahawk MH 16 e Cougar/ EC725 Super Cougar   Qui Mar 28, 2013 12:56 am

O kit SH-60B Sea Hawk da Hobbyboss necessita alterar as aberturas externas das sonobóias, fechando-as, e é preciso cortar um pedaço das lâminas do rotor principal conforme essa instrução:

Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Marcus Silva

avatar

Mensagens : 1200
Data de inscrição : 04/04/2011

MensagemAssunto: Re: Helicópteros MB: Aviação Naval Brasileira, Seahawk MH 16 e Cougar/ EC725 Super Cougar   Qui Mar 28, 2013 12:59 am

Em 30 de julho de 2012 chegou no Aeroporto Internacional de Cabo Frio, Rio de Janeiro, uma aeronave de transporte militar C-17 da Força Aérea dos EUA trazendo os dois primeiros helicópteros Sikorsky S-60B (MH-16) Seahawk da Marinha do Brasil. A Marinha do Brasil já divulgou a informação oficial da chegada. Seguem as imagens imagens feitas por Mauro Lins de Barros da chegada dos dois primeiros helicópteros de guerra anti-submarina que vão ser integrados ao Primeiro Esquadrão de Helicópteros Anti-Submarino (HS-1) da Marinha do Brasil.



Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Marcus Silva

avatar

Mensagens : 1200
Data de inscrição : 04/04/2011

MensagemAssunto: Re: Helicópteros MB: Aviação Naval Brasileira, Seahawk MH 16 e Cougar/ EC725 Super Cougar   Qui Mar 28, 2013 1:01 am

O processo de desembarque demorou cerca de 2 horas.









A aeronave C-17A Globemaster III (AF07-7174) do Comando de Mobilidade Aérea da USAF, sediado na Base Aérea de Dover, Delaware, chegou em Brasília no domingo. Mas o trecho entre Brasília e Cabo Frio foi transferido para essa segunda-feira, com a aeronave pousando às 7:49 da manhã.









Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Marcus Silva

avatar

Mensagens : 1200
Data de inscrição : 04/04/2011

MensagemAssunto: Re: Helicópteros MB: Aviação Naval Brasileira, Seahawk MH 16 e Cougar/ EC725 Super Cougar   Qui Mar 28, 2013 1:02 am

A aeronave C-17 Globemaster III decolou para seu regresso aos EUA por volta das 13:30hs.



Após desembarcar os dois helicópteros, que demorou até cerca de 12:40hs, a aeronave C-17 decolou para seu regresso aos EUA por volta das 13:30hs. O Brasil adquiriu seis helicópteros MH-16, e os dois próximos devem chegar ao Brasil em setembro, visando a substituição dos atuais helicópteros SH-3 Sea King.

****Fonte: http://www.cavok.com.br/blog/?p=52993
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Marcus Silva

avatar

Mensagens : 1200
Data de inscrição : 04/04/2011

MensagemAssunto: Re: Helicópteros MB: Aviação Naval Brasileira, Seahawk MH 16 e Cougar/ EC725 Super Cougar   Qui Mar 28, 2013 1:03 am

Sobre aquisição de mísseis Penguin:

DIRETORIA DE SISTEMAS DE ARMAS
EXTRATO DE INEXIGIBILIDADE DE LICITAÇÃO
No- 5/2012
Objeto: Aquisição de Sistema de Armas, para utilização nas aeronaves
Seahawk S-70B. Contratada: KONGSBERG DEFENCE &
AEROSPACE AS. Fundamento Legal: Inciso I do art. 25 da Lei
8.666/1993. Valor: 33 600 000,00 EUR. Ratificação em 07/08/2012
pelo VA WALTER CARRARA LOUREIRO (Diretor).
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Marcus Silva

avatar

Mensagens : 1200
Data de inscrição : 04/04/2011

MensagemAssunto: Re: Helicópteros MB: Aviação Naval Brasileira, Seahawk MH 16 e Cougar/ EC725 Super Cougar   Qui Mar 28, 2013 1:04 am

Helicóptero Seahawk MH-16 é destaque na festa de 96 anos da Aviação Naval


Em 23 de Agosto de 2012, por Alexandre Galante



Hoje, dia 23 de agosto, o Comando da Força Aeronaval comemorou os 96 anos da Aviação Naval em Cerimônia Militar presidida pelo Ministro da Defesa Celso Amorim e presença do Comandante da Marinha, Almirante-de-Esquadra Julio Soares de Moura Neto, no Complexo Aeronaval de São Pedro da Aldeia.



Este ano, o evento marcou uma nova etapa para a Marinha do Brasil, quando foram apresentados oficialmente os novos Helicópteros MH-16 “Seahawk”. Na ocasião as aeronaves foram incorporadas ao Primeiro Esquadrão de Helicópteros Anti-Submarino(HS-1).



O evento contou também com desfile militar e de aeronaves da Aviação Naval. Participaram da cerimônia o Comandante da Força Aeronaval, Contra-Almirante Victor Cardoso Gomes, e diversas autoridades civis e militares. Alunos da Escola Carneiro Ribeiro e militares da reserva que ajudaram a escrever a história da Aviação Naval também fizeram parte da comemoração.



O MH-16 “Seahawk”
As aeronaves, que chegaram no dia 30 de julho, no Aeroporto Internacional de Cabo Frio, vieram desmontadas e transportadas por aeronave C-17 da Força Aérea dos EUA.
O MH-16 possui características estruturais e de projeto que lhe conferem maior robustez, resistência e confiabilidade, tais como: redundância dos sistemas de controle de voo e sistemas hidráulicos; e tolerância balística das pás do rotor principal para calibres de até 20 mm. Seus equipamentos aviônicos e sensores são de última geração e podem ser armados com metralhadora lateral, torpedos antissubmarino e míssil antinavio.



Desta forma, serão empregadas em proveito das Forças Navais, na “Amazônia Azul”, com a capacidade de realizar tarefas de detecção, localização, acompanhamento, identificação e ataque a alvos de superfície e submarinos, além de ações de busca e salvamento.

As novas aeronaves irão substituir os SH-3A/B “Seaking”, que por mais de 40 anos prestaram bons serviços à Aviação Naval.





****Fonte:

http://www.naval.com.br/blog/#axzz23qnCdw2V
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Marcus Silva

avatar

Mensagens : 1200
Data de inscrição : 04/04/2011

MensagemAssunto: Re: Helicópteros MB: Aviação Naval Brasileira, Seahawk MH 16 e Cougar/ EC725 Super Cougar   Qui Mar 28, 2013 1:05 am

IMAGEM: Sea King e Seahawk do HS-1 da Marinha voam juntos





Um helicóptero SH-3 Sea King lidera uma formação com um dos novos helicópteros MH-16 Seahawk durante um voo sobre o litoral carioca. (Foto: HS-1 / Marinha do Brasil)


O Primeiro Esquadrão de Helicópteros Anti-Submarino (HS-1) da Marinha do Brasil colocou para voar seu novo helicóptero MH-16 (S-70B) Seahawk que foi acompanhado por um helicóptero SH-3 Sea King, o qual o Seahawk vai substituir em breve. Dois helicópteros de guerra anti-submarina S-70B foram entregues no Brasil no último dia 30 de julho, e agora já estão na Base Aéreo Naval de São Pedro da Aldeia (BAeNSPA), no Rio de Janeiro. A Marinha do Brasil deve receber mais duas unidades do MH-16 no mês de setembro.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Marcus Silva

avatar

Mensagens : 1200
Data de inscrição : 04/04/2011

MensagemAssunto: Re: Helicópteros MB: Aviação Naval Brasileira, Seahawk MH 16 e Cougar/ EC725 Super Cougar   Qui Mar 28, 2013 1:07 am

Chegaram mais dois Seahawk para o HS-1


Menos de um mês depois de receber um carregamento idêntico, o Aeroporto Internacional de Cabo Frio (RJ) foi palco, na manhã de 23 de agosto, da chegada de dois helicópteros bimotores Seahawks encomendados pela Marinha brasileira.
As aeronaves foram trazidas de Nova Iorque por um cargueiro modelo C-17 da Força Aérea Americana, o mesmo que realizou a primeira operação, no dia 30 de julho. Os helicópteros, que pesam oito toneladas cada, serão utilizados pela Marinha em operações de busca e salvamento.
Com esta nova entrega, Cabo Frio – aeroporto público com gestão privada habilitado para operar voos internacionais de carga e passageiros – recebeu pela segunda vez uma aeronave cargueira da Força Aérea Americana.
O terminal conta com infraestrutura capacitada para embarcar, desembarcar, processar e armazenar qualquer tipo de carga com os maiores cargueiros do mundo, operando regularmente com aeronaves com aeronaves como Boeings 747, 767 e 777, MD-11, DC-10, DC-8, Ilyushin-76 e Antonov-124.



****FONTE: http://www.tecnologistica.com....oporto-de-cabo-frio/


Dessa forma o esquadrão HS-1 já incorpora 4 unidades do helicóptero MH-16.
Os dois mais recentes que chegaram são os de matrícula N-3032 e N-3033 ( os dois primeiros foram os N-3034 e N-3035 ).

Marcus Silva
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Marcus Silva

avatar

Mensagens : 1200
Data de inscrição : 04/04/2011

MensagemAssunto: Re: Helicópteros MB: Aviação Naval Brasileira, Seahawk MH 16 e Cougar/ EC725 Super Cougar   Qui Mar 28, 2013 1:09 am

Mais fotos do MH-16:









Abs: Marcus Silva
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Marcus Silva

avatar

Mensagens : 1200
Data de inscrição : 04/04/2011

MensagemAssunto: Re: Helicópteros MB: Aviação Naval Brasileira, Seahawk MH 16 e Cougar/ EC725 Super Cougar   Qui Mar 28, 2013 1:11 am

2 fotos:



A cauda do matrícula 3033:

Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Marcus Silva

avatar

Mensagens : 1200
Data de inscrição : 04/04/2011

MensagemAssunto: Re: Helicópteros MB: Aviação Naval Brasileira, Seahawk MH 16 e Cougar/ EC725 Super Cougar   Qui Mar 28, 2013 1:11 am

‘Super Cougar 02′ (EC725) da Marinha do Brasil já está voando na Helibras.

Veja fotos do helicóptero:






Abs: Marcus Silva
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Marcus Silva

avatar

Mensagens : 1200
Data de inscrição : 04/04/2011

MensagemAssunto: Re: Helicópteros MB: Aviação Naval Brasileira, Seahawk MH 16 e Cougar/ EC725 Super Cougar   Qui Mar 28, 2013 1:12 am

Concepção artística do MH-16 armado com o MAS Penguin



*** Fonte:

http://www.defesaaereanaval.com.br/?p=8927

O Editor daquele site agradece ao autor, Ugo Crisponi, do site Aviationgraphic
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Marcus Silva

avatar

Mensagens : 1200
Data de inscrição : 04/04/2011

MensagemAssunto: Re: Helicópteros MB: Aviação Naval Brasileira, Seahawk MH 16 e Cougar/ EC725 Super Cougar   Qui Mar 28, 2013 1:14 am

Kongsberg e Marinha do Brasil assinam contrato do míssil Penguin.

A Kongsberg anunciou em 13 de Setembro de 2012 que assinou um contrato com a Marinha do Brasil para o fornecimento dos mísseis ar-superfície Penguin, e equipamentos associados, em um contrato avaliado em 33 milhões de Euros.

Os mísseis são do tipo ”Fire-and-Forget”, com guiagem IR (Infra-Red) e alcance de 18MN, serão utilizados nos novos Helicópteros Multi-Emprego MH-16 Seahawk, que podem transportar um Penguin em missões ASuW, foram recentemente incorporados ao 1° Esquadrão de Helicópteros Anti-Submarino (HS-1).





*** Fonte: http://www.defesaaereanaval.com.br/?p=8917
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Marcus Silva

avatar

Mensagens : 1200
Data de inscrição : 04/04/2011

MensagemAssunto: Re: Helicópteros MB: Aviação Naval Brasileira, Seahawk MH 16 e Cougar/ EC725 Super Cougar   Qui Mar 28, 2013 1:16 am

Essa informação do lote de mísseis adquiridos como acima citado, já seria um segundo lote de compra dos Penguim.


DIRETORIA DE SISTEMAS DE ARMAS
EXTRATO DE INEXIGIBILIDADE DE LICITAÇÃO No- 5/2012
Objeto: Aquisição de Sistema de Armas, para utilização nas aeronaves Seahawk S-70B.
Contratada: KONGSBERG DEFENCE & AEROSPACE AS.
Fundamento Legal: Inciso I do art. 25 da Lei 8.666/1993.
Valor: 33 600 000,00 EUR.
Ratificação em 07/08/2012 pelo VA WALTER CARRARA LOUREIRO (Diretor).


Esse lote representaria cerca de 16 mísseis.

De um primeiro lote adquirido em 2008, foram 8 unidades dos mísseis, de acordo com Extrato do DOU:

DOU
EXTRATO DE INEXIGIBILIDADE DE LICITAÇÃO Nº 16/2008
Objeto: Aquisição de 08 (oito) unidades de Mísseis Ar-Superfície AGM-119B PENGUIN MK-2 MOD 7 em contêiner, incluindo equipamento
de carregamento e manuseio, manuais e cursos e pacote inicial de sobressalentes, para utilização nas aeronaves Seahawk S-70B adquiridas pela MB
Contratada: KONGSBERG DEFENCE & AEROSPACE AS.
Fundamento Legal: Inciso I do Artigo 25 da Lei 8.666/93.
Valor: 15.732.494,00 euros.
Ratificação em 18/12/2008 pelo VA JOSÉ GERALDO FERNANDES NUNES (Diretor).


Então fazendo as contas "especulativas", imagino que o inventário da MB esteja dotado de mais ou menos 8 + 16= 24 mísseis.






O Penguin MK2 tem cabeça explosiva de 120 kgs e alcance de 35 kms.





Abs: Marcus Silva
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Marcus Silva

avatar

Mensagens : 1200
Data de inscrição : 04/04/2011

MensagemAssunto: Re: Helicópteros MB: Aviação Naval Brasileira, Seahawk MH 16 e Cougar/ EC725 Super Cougar   Qui Mar 28, 2013 1:18 am

VÍDEO: Campanha de tiro da Eurocopter com helicóptero EC725
Publicado em 13/09/2012 por Fernando Valduga em Helicópteros, Militar, Vídeos

http://www.youtube.com/watch?v...ture=player_embedded

O vídeo acima mostra uma campanha de tiro com o helicóptero francês Eurocopter EC725, realizada na Bélgica, em dezembro de 2011, utilizando um helicóptero da Força Aérea Mexicana. O EC725 realizou disparos com um pod de canhão e com lança foguetes. O helicóptero EC725, uma evolução da família Cougar, foi introduzido em 2005, e atualmente está em combate com a França no Afeganistão. O EC725 vem desempenhando com sucesso tarefas de operações especiais, busca e salvamento em combate (C-SAR).

***Fonte: Cavok
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Marcus Silva

avatar

Mensagens : 1200
Data de inscrição : 04/04/2011

MensagemAssunto: Re: Helicópteros MB: Aviação Naval Brasileira, Seahawk MH 16 e Cougar/ EC725 Super Cougar   Qui Mar 28, 2013 1:19 am

Os Seahawk MH16 já operam a partir da BAeNSPA, e tem sido vistos em vôo com alguma frequência:





Abs: Marcus Silva
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Marcus Silva

avatar

Mensagens : 1200
Data de inscrição : 04/04/2011

MensagemAssunto: Re: Helicópteros MB: Aviação Naval Brasileira, Seahawk MH 16 e Cougar/ EC725 Super Cougar   Qui Mar 28, 2013 1:20 am

Esquadrão HU-2 recebe seu segundo EC725




Foi recebido em 31.01.2013 na Base Aérea Naval de São Pedro da Aldeia (BAeNSPA) a aeronave UH-15 Super Cougar N-7102 (Pégasus 02), pelo 2° Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral (HU-2).

Em 2008, o Ministério da Defesa assinou com a Helibras um contrato para construção de 50 helicópteros EC-725 Super Cougar (Caracal), deste total, 16 aeronaves serão destinadas para a Marinha do Brasil, sendo 8 unidades designadas UH-15 Super Cougar, com capacidade de realizar missões de esclarecimento, SAR, apoio às Operações Anfíbias e Operações Especiais e 8 unidades designadas UH-15A Super Cougar, com capacidade de realizar esclarecimento e ataque em missões de guerra de superfície (ASuW), missões de Combate SAR (C-SAR), Busca e Salvamento (SAR), apoio às Operações Anfíbias, Operações Especiais e Guerra Eletrônica.

Nesta foto do nosso colaborador Rubens Barbosa Filho, o Pégasus 02 aparece em um dos seus voo finais de testes, durante a aproximação no aeródromo de São José dos Campos, em janeiro deste ano.

***Fonte:

http://www.defesaaereanaval.com.br/?p=15389


*** Foto: Cavok

http://www.cavok.com.br
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Conteúdo patrocinado




MensagemAssunto: Re: Helicópteros MB: Aviação Naval Brasileira, Seahawk MH 16 e Cougar/ EC725 Super Cougar   

Voltar ao Topo Ir em baixo
 
Helicópteros MB: Aviação Naval Brasileira, Seahawk MH 16 e Cougar/ EC725 Super Cougar
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 2 de 2Ir à página : Anterior  1, 2
 Tópicos similares
-
» Thereza de Marzo, a Pioneira da Aviação Brasileira
» Viação Aérea Brasil SA (VIABRAS)
» 3a. Exposição da APRJ - 18 e 19 de Junho - AVIAÇÃO CIVIL: 26 FOTOS!
» MIRAGE III FORÇA AEREA BRASILEIRA
» NAB - Navegação Aérea Brasileira

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Arsenal Modelismo Naval :: Marinha do Brasil - Navios-
Ir para: