Arsenal Modelismo Naval

Fórum para debates sobre navios de guerra de qualquer período com aplicação ao modelismo
 
InícioPortalCalendárioFAQBuscarMembrosGruposRegistrar-seConectar-se

Compartilhe | 
 

 USS Spuyten Duyvil 1/72 scratch build

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem
Marcus Silva

avatar

Mensagens : 1200
Data de inscrição : 04/04/2011

MensagemAssunto: USS Spuyten Duyvil 1/72 scratch build   Qui Dez 13, 2012 1:59 am

Por Rene Hieronymus, vejam o que ele diz da embarcação e o ótimo trabalho feito:

"Hi there

I just finished my latest project.

A rather unusual vessel the "USS Spuyten Duyvil" 1865, an armored torpedo vessel built for the Union. The boat was unique not only because it had some kind of magazine for the spar torpedoes which could be reloaded while underway, it also could take on water (and later get rid off it) to lower its freeboard consideraby until only the armored deck was visible.

Scale is 1:72, complete scratch build. "









Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Marcus Silva

avatar

Mensagens : 1200
Data de inscrição : 04/04/2011

MensagemAssunto: Re: USS Spuyten Duyvil 1/72 scratch build   Qui Dez 13, 2012 2:07 am




O "Spuyten Duyvil" foi uma embarcação de inovação, com a característica especial de submersão parcial para evitar fogo inimigo expondo menos sua borda livre, diminuindo riscos de impactos. Ou seja, o navio admitia água em tanques de lastro, uma manobra controlada, e sua estrutura afundava dentro d´agua até certos limites, podendo navegar com seu convés inundado até o limite de sua borda externa. Devido a arqueação desenhada do "camber" do convés, alguma porção ( porção central ) deste ainda ficava visível do meio exterior, permitindo trânsito de pessoal no local.
A concepção do navio era com intuito de facilitar a aproximação até navios inimigos e proporcionar a ação de plantar um "torpedo" ( designação antiga para o que hoje em dia conhecemos como mina ) no casco da outra embarcação, e que o faria explodir com grandes efeitos de destruição.

"Spuyten Duyvil" foi o segundo nome deste único Torpedeiro Semi-Submersível, sendo "Stromboli" sua designação inicial quando construído, projetado por William W. W. Wood, Engenheiro Chefe da Marinha dos EUA, que supervisionou sua construção em New Haven, Conn. Não há registros de seu lançamento ao mar, e nem incorporação aquela marinha. Renomear o navio como "Spuyten Duyvil" foi fato ocorrido em 19 de Novembro de 1864.

O navio foi enviado em cerca de Dezembro de 1864 para o rio James durante a movimentação do General Grant para a região de Richmond, como reforço para ações da União contra forças Confederadas ( Guerra de Secessão dos EUA ), operando na porção superior do rio e abaixo das obstruções montadas pelos confederados. Um dos destaques de seu serviço ocorreu na noite de 23 de Janeiro de 1865 quando o Esquadrão Confederado do Rio James lançou um ataque ao grupo da União, sendo que o "Spuyten Duyvil" proveu apoio ao USS "Onondaga", único monitor operando no rio, e cujos esforços em conjunto resultaram no controle da flotilha rebelde.

Depois que o General Lee ( confederado ) abandonou a região de Richmond, o "Spuyten Duyvil", com seus torpedos, foi utilizado nas ações de limpeza de obstáculos plantados pela própria União no rio James.


Este navio único aparentemente serviu de plataforma para outros experimentos e foi modificado com muitas melhorias experimentais. Ela foi retirado da lista de navios pertencentes a Marinha dos EUA em 1880.

Hoje em dia ele serve como uma interessante nota para a História:

talvez o primeiro "ironclad", semi-submersível, navio de guerra a vapor - e um dos primeiros navios de guerra furtivos ( stealth ) na Marinha dos EUA.





Obrigado pela postagem, esse modelo do navio é importante porque mostra partes do que foi o navio real, do que eu apenas conhecia em gravuras.

Grande abraço: Marcus Silva
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Marcus Silva

avatar

Mensagens : 1200
Data de inscrição : 04/04/2011

MensagemAssunto: Re: USS Spuyten Duyvil 1/72 scratch build   Qui Dez 13, 2012 2:08 am

O colega René Hieronymus tem outros modelos navais de destaque na escala 1/72: um porta-aviões, que é o USS Sangamon ( classe Sangamon de escort Carriers ) CVE-26, o USS Brister DE-327 destroyer de escolta da classe Edsall, e um japonês Kaibokan, Type D Class II, que acabou virando peça de um diorama .

Abs: Marcus Silva
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Conteúdo patrocinado




MensagemAssunto: Re: USS Spuyten Duyvil 1/72 scratch build   

Voltar ao Topo Ir em baixo
 
USS Spuyten Duyvil 1/72 scratch build
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1
 Tópicos similares
-
» BOEING 747-8i LUFTHANSA REVELL 1/144 SCRATCH
» Gurgel X-12 -Scratch/Passo a Passo-by Costea e Zortea
» Curtiss C-46 Scratch - 1:144
» EMB 121 XINGU Scratch - 1:72
» MB 326 A Finalizado em 13/11/2008

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Arsenal Modelismo Naval :: Montagens: Scratch e Kits-
Ir para: