Arsenal Modelismo Naval

Fórum para debates sobre navios de guerra de qualquer período com aplicação ao modelismo
 
InícioPortalCalendárioFAQBuscarMembrosGruposRegistrar-seConectar-se

Compartilhe
 

 Dificuldade em pousar um helicóptero

Ir em baixo 
AutorMensagem
Marcus Silva

Marcus Silva

Mensagens : 1241
Data de inscrição : 04/04/2011

Dificuldade em pousar um helicóptero Empty
MensagemAssunto: Dificuldade em pousar um helicóptero   Dificuldade em pousar um helicóptero Icon_minitimeQui Nov 01, 2012 1:15 am

Vejam o vídeo:

https://www.youtube.com/watch?v=bC2XIGMI2kM&hd=1

As unidades que aparecem no vídeo, o navio e o helicóptero, pertencem a Real Marinha Dinamarquesa, o navio é o HDMS Ejnar Mikkelsen,um OPV ( Ocean Patrol Vessel ) indicativo visual P571.

Existe um outro OPV desta classe que é a KNUD RASMUSSEN, é o que deu nome a série ( 2 unidades apenas ), o HDMS Knud Rasmussen, P570.

Dificuldade em pousar um helicóptero 800px-HDMS_Ejnar_Mikkelsen_In_Halifax_Nova_Scotia

Tem uma outra peripécia não muito visível nesse vídeo: a condução do navio, composta pelo Comandante, seu Oficial de Serviço no passadiço e o Timoneiro. Repare que as ondas altas entram por boreste, pelo lado direito do navio, meio que atravessado. Em operações aéreas, o vento tem que entrar pela proa da embarcação, seguindo pela linha longitudinal do navio, que é para auxiliar a sustentação do helicóptero, e melhorar sua estabilidade, só que em mar muito agitdo, para melhorar as condições de navegabilidade ( do navio ), é costume aproar as ondas, mas os condutores do navio precisam seguir a linha do vento, na situação, para auxiliar o pouso do helicóptero. Dessa forma, é grande a luta por manter um rumo correto, porque as ondas "entrando" de lado, ficam tirando o navio de um rumo certo, e o Oficial no encargo da condução do navio e o timoneiro, deve tbm estar em apuros para manter a correta direção do navio. Nessas horas, um piloto automático é muito útil, mas a direção do vento pode variar e o controle deve retomar as mãos do responsável.............

Veja na imagem adiante, um Super Lynx da MB se aproximando para pouso no convés da fragata Liberal, repare a indicação da biruta, mostrando vento vindo da proa:

Dificuldade em pousar um helicóptero Biruta



Interessante tbm é que quando o helicóptero toca o convés, o arpão no fundo do helicóptero é acionado, e crava na grade própria do piso. A reversão do passo da hélice é acionada para ajudar a grudar a aeronave no convés, até que a equipe de apoio prenda-a com peias.


Aqui o detalhe do arpão do Super Lynx, encima da grade que fica no convés de vôo.


Dificuldade em pousar um helicóptero Arpo



Essa pintura dos Super Lynx dinamarqueses são muito bonitas, um padrão azul:

Dificuldade em pousar um helicóptero SLdenmark



Abs: Marcus Silva
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
 
Dificuldade em pousar um helicóptero
Voltar ao Topo 
Página 1 de 1

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Arsenal Modelismo Naval :: Histórico e Características :: Outros navios-
Ir para: