Arsenal Modelismo Naval

Fórum para debates sobre navios de guerra de qualquer período com aplicação ao modelismo
 
InícioPortalCalendárioFAQBuscarMembrosGruposRegistrar-seConectar-se

Compartilhe | 
 

 Dificuldade em pousar um helicóptero

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem
Marcus Silva

avatar

Mensagens : 1176
Data de inscrição : 04/04/2011

MensagemAssunto: Dificuldade em pousar um helicóptero   Qui Nov 01, 2012 1:15 am

Vejam o vídeo:

http://www.youtube.com/watch?v=bC2XIGMI2kM&hd=1

As unidades que aparecem no vídeo, o navio e o helicóptero, pertencem a Real Marinha Dinamarquesa, o navio é o HDMS Ejnar Mikkelsen,um OPV ( Ocean Patrol Vessel ) indicativo visual P571.

Existe um outro OPV desta classe que é a KNUD RASMUSSEN, é o que deu nome a série ( 2 unidades apenas ), o HDMS Knud Rasmussen, P570.



Tem uma outra peripécia não muito visível nesse vídeo: a condução do navio, composta pelo Comandante, seu Oficial de Serviço no passadiço e o Timoneiro. Repare que as ondas altas entram por boreste, pelo lado direito do navio, meio que atravessado. Em operações aéreas, o vento tem que entrar pela proa da embarcação, seguindo pela linha longitudinal do navio, que é para auxiliar a sustentação do helicóptero, e melhorar sua estabilidade, só que em mar muito agitdo, para melhorar as condições de navegabilidade ( do navio ), é costume aproar as ondas, mas os condutores do navio precisam seguir a linha do vento, na situação, para auxiliar o pouso do helicóptero. Dessa forma, é grande a luta por manter um rumo correto, porque as ondas "entrando" de lado, ficam tirando o navio de um rumo certo, e o Oficial no encargo da condução do navio e o timoneiro, deve tbm estar em apuros para manter a correta direção do navio. Nessas horas, um piloto automático é muito útil, mas a direção do vento pode variar e o controle deve retomar as mãos do responsável.............

Veja na imagem adiante, um Super Lynx da MB se aproximando para pouso no convés da fragata Liberal, repare a indicação da biruta, mostrando vento vindo da proa:





Interessante tbm é que quando o helicóptero toca o convés, o arpão no fundo do helicóptero é acionado, e crava na grade própria do piso. A reversão do passo da hélice é acionada para ajudar a grudar a aeronave no convés, até que a equipe de apoio prenda-a com peias.


Aqui o detalhe do arpão do Super Lynx, encima da grade que fica no convés de vôo.






Essa pintura dos Super Lynx dinamarqueses são muito bonitas, um padrão azul:





Abs: Marcus Silva
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
 
Dificuldade em pousar um helicóptero
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1
 Tópicos similares
-
» Homenagem a PMRJ - helicóptero esquilo fenix
» HELICOPTERO A SER RESTAURADO- BELL 222 -(ÁGUIA DE FOGO)

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Arsenal Modelismo Naval :: Histórico e Características :: Outros navios-
Ir para: