CRUZADOR PESADO DA CLASSE "TOWN"
O HMS Belfast é um cruzador pesado da classe "Town". Os cruzadores dessa classe representaram o fim do envolvimento britânico com qualquer tratado que limitasse a construção de belonaves. Essa potente classe armada com canhão de 152mm, destinou-se ao trabalho de frota ao invés de fornecer proteção aos navios mercantes e, com ela, os britânicos pretendiam reagir aos cruzadores da classe "Brooklin", americana, que já se igualara em potência à "Mogami", japonesa.
Os navios foram lançados nos anos 1936-1937, para uso na guerra que se previa iminente. Embora projetados numa escala menor do que as classe no que se baseavam, eles levavam 12 canhões confiáveis, num novo padrão de torre tripla, e podiam desenvolver uma velocidade de, praticamente, 60 Km/h em rota marítima.
Esses navios foram usados principalmente em águas europeias, onde se revelaram mais adequados, embora três deles afundassem no Mediterrâneo (nenhum por ação convencional de navios de superfície).
Para o tamanho do navio e sua escala de proteção, a bateria principal era pouco ambiciosa. Por isso, em 1938 lançaram-se dois exemplares de uma versão aperfeiçoada, os HMS Belfast e Edinburgh; embora transportando o mesmo armamento, que seus antecessores, eram maiores e bem mais protegidos e possuiam maquinaria mais potente.
CARACTERÍSTICAS
Navios da Classe: Newcastle, Southampton, Birmingham, Glasgow, Sheffield, Liverpool, Manchester, Gloucester, Belfast, Edingurgh.
Deslocamento: padrão, 10.550 t; total 13.175 t.
Dimensões: comprimento, 187 m, boca, 19,30 m, calado, 5,30 m.
Propulsão: turbinas engrenadas Parsons desenvolvendo 82.500 shp nos quatro eixos.
velocidade: 59,50 Km/h.
Blindagem: faixa central, 114 mm; convés, 51 mm; torres, 25-63,50 mm; torre de comando, 102 mm.
Armamento: 12 canhões de 152 mm; 8 canhões AA de 102 mm; 8 ou 16 canhões duplos de 40 mm; 6 tubos de torpedo de 533 mm.
Aviões: 3 hidroaviões Supermarine Walrus.
Tripulação: 850.
HMS BELFAST EM SI - Breve História:
HMS Belfast foi lançado em 1938 e serviu com distinção na Segunda Guerra Mundial e Guerra da Coréia. Ele é agora o único exemplar sobrevivente da grande frota de navios de guerra construída para a Marinha Real na primeira metade do século XX. HMS Belfast está atracado no rio Tamisa, localizado entre London Bridge e Tower Bridge.
Em 05 de agosto de 1939 HMS Belfast foi encomendado para a Marinha Real e um mês depois, ele atuava estava na guerra. Em 21 de novembro de 1939, deixando o Firth of Forth, o HMS Belfast foi severamente danificado por uma mina alemã magnética. O dano foi tão grave que somente após dois anos ele ficou pronto para a entrar ação novamente. Ele continuou a servir na ativa até 1952, participando da destruição do cruzador de batalha Scharnhorst, dos desembarques da Normandia e da Guerra da Coréia. Ele permaneceu em serviço até 1965.
PADRÃO DE CAMUFLAGEM:
Admiralty Disruptive Pattern Camouflage Type 25 (Novembro de 1942 e Julho de 1944) , usado ns superfícies verticais ( :
AP 507A Admiralty Dark Grey (RN 01);
AP 507C Admiralty Light Grey (RN 03);
B.5 Dark Blue-Grey (RN 07);
B.6 Light Blue (RN 11);
Bridge Decks—Corticene (RN 24);
Steel decks & walkways:—AP 507A Admiralty Dark Grey (RN 01);
Boot topping, funnel caps, pom-pom barrels—Black (C 02);
Underwater hull—RN Antifouling Red (RN 19); Countershading—Paint the following white (C 03).
Status do Navio no ano de 2012: estacionado como navio-museu no Rio Tâmisa, em Londres.