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 Degaussing

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Marcus Silva

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MensagemAssunto: Degaussing   Sex Ago 31, 2012 5:48 am

Todo navio possui, em virtude de ser construido em aço, ou conter partes de aço, mesmo que sejam construídos em madeira ou fibra de vidro, ou outros materias, no seu geral, uma assinatura magnética. Se esse navio passar em um local onde há minas magnéticas, aquelas que detetam uma variação do campo magnético quando o navio estiver passando na superficie, as mesmas irão detonar causando a avaria ou mesmo o seu afundamento.

Para minimizar essa assinatura magnética, é feito o degaussing do navio.





Última edição por Marcus Silva em Sex Ago 31, 2012 5:51 am, editado 1 vez(es)
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Marcus Silva

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MensagemAssunto: Re: Degaussing   Sex Ago 31, 2012 5:49 am



O termo "degaussing" é inglês, e pode ser traduzido como desmagnetização, desmagnetizador.
A assinatura magnética de um navio pode ser reduzida de algumas formas:
1. Por um sistema instalado a bordo.
2. Por método de tratamento com unidades externas.

As duas formas não são excludentes, e uma pode complementar a outra. Há navios que não possuem sistema de "degaussing".
A Marinha do Brasil faz desmagnetização dos navios na Base Naval de Aratú, Bahia, e posteriormente o processo de desmagnetização é avaliado na raia magnética da Marinha do Brasil, existente na Ilha de Itaparica, Baía de Todos os Santos, Salvador, Bahia.
Para a desmagnetização realizada na base, veja exemplo de cabos passados no Navio Patrulha "Gurupá":



O mesmo processo aplicado na corveta "Julio de Noronha":




Foto da raia magnética em Itaparica:



Aqui um desenho ilustrativo de como é o campo magnético gerado a bordo de um navio por toda a energia que corre por seus cabeamentos internos para alimentar equipamentos:





Imagem de um "degaussing cable" como passado no costado de kit de navio da Marinha Japonesa:



Aqui foto do USS McCawley, onde apontei em vermelho o "degaussing cable". Repare que este sistema vai pelo costado da proa até a popa:

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Marcus Silva

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MensagemAssunto: Re: Degaussing   Sex Ago 31, 2012 5:53 am

As corvetas suecas Visby apesar de possuirem casco construidos em CRP ( carbon-fibre reinforced plastic, ou fibra de carbono ) não tem seu magnetismo zerado, sendo porém muito baixa sua assinatura magnética, o que não as exime de passar por períodicas manutenções de degaussing.
O conceito da classe Visby é para minimizar a magnetização, e não zerar, o que é diferente.
"Zerar" a magnetização é quase que um objetivo idealizado apenas.


http://www.vericor.com/visby-class-corvette.html

Os Navios Varredores da classe Schutze, que são origem dos brasileiros classe Aratú, são construídos em madeira e metais amagnéticos, e mesmo assim ainda possuem alguma assinatura magnética.


Abs: Marcus Silva
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