Arsenal Modelismo Naval

Fórum para debates sobre navios de guerra de qualquer período com aplicação ao modelismo
 
InícioPortalCalendárioFAQBuscarMembrosGruposRegistrar-seConectar-se

Compartilhe | 
 

 Operações de Varredura de Minas na Marinha do Brasil

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem
Marcus Silva

avatar

Mensagens : 1131
Data de inscrição : 04/04/2011

MensagemAssunto: Operações de Varredura de Minas na Marinha do Brasil   Sex Ago 31, 2012 5:21 am

Varredura de Minas é Nota Zero para a MB. Digo em relação ao material, os navios estão completamente velhos e obsoletos, sem equipamentos confiáveis. Os 6 navios varredores que temos são apenas para manter algo da doutrina das operações, mas precisaríamos de mais navios, mais novos e em maior quantidade para fazer frente a um eventual tentativa de bloqueio de acesso a rios ou baías, ou qq trecho de águas fechadas de nosso litoral que viesse a ser minado por algum inimigo..........
Os discursos e falácias são enormes, veja trecho extraído da internet:


"Componente operativo da Marinha, a Força de Minagem e Varredura é responsável pelo planejamento e execução das Operações de Contramedidas de Minagem, destinadas a manter livre da ameaça de minas as linhas de tráfego marítimo ao longo do nosso litoral, as áreas marítimas adjacentes aos portos, terminais e plataformas nacionais, bem como as possíveis áreas de operações de nossas Forças Navais.

Esses navios têm o deslocamento de 253 toneladas, medindo 47,2 metros de comprimento e capazes de atingir velocidade de até 22 nós (aproximadamente 41Km/h), calado de apenas dois metros e são construídos inteiramente em madeira e metal amagnético, de modo a não sensibilizarem minas de influência magnética. Dotados de modernos equipamentos, são capazes de efetuar a varredura de minas de contato e de influência".

Mas a realidade é bem diferente..... Analise até o erro de definição: se a Força é de Minagem e Varredura, pq na definição das operações só consta que são feitos planejamento e execução das Operações de Contramedidas de Minagem? Não citam operações de minagem? Na verdade, esses navios não tem aparatos lançadores de minas........ mas algumas minas podem ser lançadas manualmente pela borda........

Na atualidade, o conceito de contramedidas de minagem inclui a detecção de minas, de setores minados, mas a Marinha do Brasil não possui equipamentos para fazer detecção de posição e localização de minas.

Veja fotos de um navio varredor da classe Aratú, originalmente alemão Classe Schütze, e especificamente o NV "Abrolhos":



O Sr. Ministro da Defesa deveria pensar dez vezes antes de afirmar que nosso orçamento de Defesa é "razoável" quando nossa Força de Minagem e Varredura se encontra em péssimo estado, e necessitando de reposição total. Nossa capacidade nessa área é de causar vergonha. O aspecto dos navios em geral é bom, pq os militares cuidam da aparência, fazem as manutenções de casco, limpeza, pintura e etcs, mas a capacidade operativa para gerar eficiência em operações de varredura é sofrível.



Alguns poucos navios da MB tem capacidade de minagem.

Leia aqui sobre a corveta "Caboclo" fazendo operação de minagem:

http://www.mar.mil.br/menu_h/n...erc_minas/minas.html

Rebocador de Alto Mar "Triunfo ( rebocador fazendo minagem? ) em operação de minagem, veja o link:

http://www.naval.com.br/blog/2...berto/#axzz21SVpR6BH

Teste de minas:

http://bahianautica.blogspot.c...om-mina-na-baia.html

Há mais de 25 anos que vejo a MB testando minas, e retestando, sem uma definição de que material usar, improvisando, inventando aparatos, mas sem possuir uma indústria voltada a projetar e produzir estes tipos de artefatos de guerra.

Leia aqui tbm:

http://www.naval.com.br/blog/t...minas/#axzz21SVpR6BH


Abs: Marcus Silva
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
 
Operações de Varredura de Minas na Marinha do Brasil
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1
 Tópicos similares
-
» Boeing 737-200 TAME
» [Clã]Battlefield 3 PS3
» Possível Greve dos Correios em vista.
» Operação Triunfo [Setembro, 2017]
» Importação!!! [final do primeiro post]

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Arsenal Modelismo Naval :: Marinha do Brasil - Navios-
Ir para: