Arsenal Modelismo Naval
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Arsenal Modelismo Naval

Fórum para debates sobre navios de guerra de qualquer período com aplicação ao modelismo
 
InícioPortalÚltimas imagensProcurarRegistarEntrar

 

 NAe "São Paulo"

Ir para baixo 
AutorMensagem
Marcus Silva

Marcus Silva


Mensagens : 1242
Data de inscrição : 04/04/2011

NAe "São Paulo" Empty
MensagemAssunto: NAe "São Paulo"   NAe "São Paulo" Icon_minitimeQua Ago 15, 2012 12:38 am

Existe uma questão indiscutível no Brasil: a Marinha do Brasil vai manter sua posição de operar o Nae "São Paulo" independente de outras análises que se façam a respeito de importância deste vetor. Essa é a realidade, as aeronaves estão requisitadas, estão em fase de aquisição, reformas, modificações,estudos e etcs e tudo isso vai demorar, inclusive a prontificação do próprio navio, com todas as dificuldades pelas quais está passando.
E quando todo material estiver reunido, navio e aeronaves, todo esse conjunto vai passar ainda por uma avaliação, por testes e exercícios para então deixar claras as reais possibilidades e potencial de defesa/ataque da embarcação, inclusive da integração entre si.

Os aviões C-1 Trader estão em uma "fila" para adentrar a empresa Marsh nos EUA para fazer as modificações necessárias a sua operação.
Não podemos avaliar a situação do Nae "São Paulo" como algo muito padronizado, e estudado, a Marinha está se deixando levar em uma maré. Que seja para fazer doutrina de operações aéreas no mar, ou para real capacidade de defesa/ataque, isso parece não estar muito em conta. O GF não parece ter muito interesse com os reais objetivos da presença/operação de um Nae em nossas águas, e os militares fazem o que podem, ou que tem capacidade de raciocinar com os recursos que lhes são alocados.
Então não existem previsões, não há datas marcadas, não se sabem quando ficarão prontos, a função REVO dos C-1 seria para reabastecimento dos A-4 modernizados, mas nessa estória não sabemos se é o "ovo" ou a "galinha" que nascerão primeiro............. E se aprontarem todo o grupo aéreo e acontecer algum imprevisto com o eixo desalinhado do navio? E se o navio ficar prontificado em padrão "alfa" mas algo do grupo aéreo não der certo?
É tudo bastante complicado, e fica até difícil saber o que se quer, e o que se pode ( mais importante de tudo ).......talvez a Marinha tbm só saiba que por tradição, ela opera um Nae.....e vai tentar tudo com esse.....E se tudo der certo, teremos um poder invejável no cenário da AL, mas olha o custo de tudo isso!!
Alguns colegas em vários fóruns citaram que operar 9 aviões Skyhawk seria pouca capacidade de combate, mas vejam os PAs europeus, o PA espanhol Principe de Astúrias com alguns poucos Harrier II ( de 12 unidades a menos ) e tbm os ingleses com os classe Invincible ( que deram baixa ) em que algumas configurações no máximo usavam 12 Harrier ( outras configurações usavama até 18 ), mas podiam operar até com menos aviões, e isso já denota e faz frente em combate, e depende tbm do armamento usado nos aviões, e tbm isso tudo é muito relativo. E a questão brasileira é mais complicada pq dependemos de serviços externos, de material vindo de fora, de ajustes feitos por fabricas estrangeiras e etcs...... é o preço que pagamos por não ter desenvolvido uma indústria de defesa mais plena.
Mas vamos torcer pelo retorno pleno do "São Paulo", que é o que temos e que vai ser operado.

Vejamos essas colocações.....

http://www.warbirdinformatione...ewtopic.php?p=375058

o que nos mostra como certas mentes enxergam o que estamos tentando fazer.............

Grande abraço: Marcus Silva
Ir para o topo Ir para baixo
 
NAe "São Paulo"
Ir para o topo 
Página 1 de 1

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Arsenal Modelismo Naval :: Marinha do Brasil - Navios-
Ir para: