Arsenal Modelismo Naval

Fórum para debates sobre navios de guerra de qualquer período com aplicação ao modelismo
 
InícioPortalCalendárioFAQBuscarMembrosGruposRegistrar-seConectar-se

Compartilhe | 
 

 Cruzador Protegido Russo “Varyag ” de 1899

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem
Marcus Silva

avatar

Mensagens : 1200
Data de inscrição : 04/04/2011

MensagemAssunto: Cruzador Protegido Russo “Varyag ” de 1899   Sex Ago 03, 2012 12:58 pm

Cruzador Protegido Russo “Varyag ” de 1899

Foi um cruzador lançado ao mar em 31 de Outubro de 1899, e incorporado a Marinha Russa em 2 de Janeiro de 1901.



Tinha as seguintes características:

Tipo: Cruzador protegido
Deslocamento: 6500 toneladas
Comprimento: 129,5 metros
Boca: 15,8 metros
Calado: 6,3 metros
Motorização: 2 eixos com motor vertical a vapor de tripla expansão
Velocidade Max: 23 nós
Velocidade de Cruzeiro: 10 nós
Armamento:
-12 canhões de 152mm
-12 canhões de 75mm
-8 canhões de 47mm
-2 canhões de 37mm
-6 tubos de torpedo submersos, torpedos 381mm.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Marcus Silva

avatar

Mensagens : 1200
Data de inscrição : 04/04/2011

MensagemAssunto: Construção   Sex Ago 03, 2012 1:01 pm

O navio foi construído nos EUA, na fábrica da Companhia «The William Cramp & Sons», um estaleiro da Philadelphia fundado em 1825.



No serviço ativo da Marinha Russa, o navio veio a participar da Guerra Russo-Japonesa (8 Fevereiro 1904 – 5 Setembro 1905), o primeiro grande conflito armado do século XX.
No início desta guerra, durante a Batalha de Chemulpo Bay, o cruzador Varyag ( sob o Comando do Comandante Vsevolod Rudnev ) aceitou um embate desigual contra uma força de navios japoneses ( 1 cruzador blindado, 5 cruzadores protegidos e oito contratorpedeiros ) em uma tentativa heróica de sair do cerco da baía de Chemulpo, em 9 de Fevereiro de 1904. Encurralado, o navio russo recebeu um ultimato por escrito do Almirante Uriu, comandante da Força Japonesa para deixar esta baía por volta de 12 do dia, ou seria atacado pelos navios da sua Força.
O Comandante do Varyag então saiu da baía, junto com o canhoneiro Koreets, do que resultou um combate, no qual 31 homens russos perderam a vida, e 191 ficaram feridos, de uma tripulação total de 570 homens, sendo então que o Varyag retornou para a baía e o Comandante decidiu não se render mas destruir e afundar seu navio. A tripulação do navio foi salva, tendo sido transferida para navios britânicos, franceses e italianos.

Captação do Varyag e Koreets, navegando rumo a Batalha ( 9 de Fevereiro de 1904 )




Os dois navios em gravura:




Sem a presença dos homens então que guarneciam o navio, os japoneses resgataram o Varyag, fazendo-o flutuar novamente e reparando-o. Dessa forma , o Varyag foi incorporado à Marinha Japonesa em 9 de Julho de 1907 como o Cruzador Leve “Soya”, assim adquirido como Prêmio de Guerra. .

Durante a Primeira Guerra Mundial, russos e japoneses foram aliados e muitos navios foram transferidos do Japão para a Rússia e dentre eles, o “Soya” retornou à sua pátria original, sendo recomissionado na Marinha Russa, novamente como “Varyag” em 1916.
Ele foi então enviado a Inglaterra para uma modernização, com a intenção de reintegrá-lo ao Esquadrão Artico da Marinha Russa. Mas em 1917 estourou a Revolução Russa, e os ingleses resolveram por apreender o navio e o venderam como sucata para a Alemanha em 1920. Neste mesmo ano, enquanto sob reboque na região do Firth of Clyde, o casco do Varyag encalhou perto da Vila escocesa de Lendalfoot e lá foi sucateado, sendo que afundou em 1925.

Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Marcus Silva

avatar

Mensagens : 1200
Data de inscrição : 04/04/2011

MensagemAssunto: Re: Cruzador Protegido Russo “Varyag ” de 1899   Sex Ago 03, 2012 1:04 pm

O esquema de pintura de alguns navios já era em um padrão escuro, veja o Borodino no episódio de Tsushima em 1905:





Mas a Administração Naval Russa deveria ter algum interesse em manter alguns navios no padrão mais claro, pq veja o destroyer russo Buiny como é retratado na mesma batalha:





A lança existente a vante do Buiny é um esporão, mas de ação defensiva contra choques em cais, ou outros locais, servia de amortecedor. Essa era sua única função, apesar de que existem muitas versões sobre o uso dsta peça. Mas na verdade ele é um absorvedor de choque, sem nome apropriado, protegia a proa do navio contra eventuais pancadas em cais, outtros navios, ou aparatos de atracação fornecidos por navios-mãe, tipo Tender. Seu uso era somente este.


Última edição por Marcus Silva em Sex Ago 03, 2012 1:09 pm, editado 1 vez(es)
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Marcus Silva

avatar

Mensagens : 1200
Data de inscrição : 04/04/2011

MensagemAssunto: Localização dos tubos de torpedo   Sex Ago 03, 2012 1:06 pm


Leia nesse extrato, um texto sobre o navio.



Preste atenção ao que se diz no final sobre a localização dos 6 tubos de torpedos, o que contraria a informação que passei alí encima, sobre serem os 6 submersos.......
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Marcus Silva

avatar

Mensagens : 1200
Data de inscrição : 04/04/2011

MensagemAssunto: O kit 1/350 da Zvezda   Sex Ago 03, 2012 1:07 pm

O kit da Zvezda retrata o "Varyag" para sua configuração de 1901 até seu afundamento em 1904, que culminou com a tomada do navio pelos japoneses. De posse dos japoneses, o navio sofreu algumas transformações que mudaram um pouco sua aparência.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Marcus Silva

avatar

Mensagens : 1200
Data de inscrição : 04/04/2011

MensagemAssunto: Tubos de Torpedo   Sex Ago 03, 2012 1:14 pm

Aqui nestas fotos do Varyag a locação do tubo de torpedo de vante.
Acho que fica claro que ele não é submerso.

Na foto adiante, veja que o tubo fica acima da linha d'água




Esta outra foto é para frisar a peça, e aqui o navio está docado:




Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Marcus Silva

avatar

Mensagens : 1200
Data de inscrição : 04/04/2011

MensagemAssunto: Re: Cruzador Protegido Russo “Varyag ” de 1899   Sex Ago 03, 2012 1:16 pm

Aqui um desenho mostrando a seção da popa em corte, e repare a posição do tubo de torpedo de ré.





Em azul apontei a posição de um torpedo a ser carregado. Em vermelho, o tubo em sí. Em verde a saída do tubo, logo abaixo das longarinas de suporte do jardim de popa. A conclusão tbm é que este tubo de popa não é submerso.

E aqui uma foto apontando o local da posição da porta do tubo de ré. O desenho da porta é um tanto obscuro, mas parece haver à esquerda da linha de centro um par de dobradiças , mas é por suposição apenas, eu não tenho nenhuma imagem em close que mostre de forma mais clara esta estremidade externa do tubo,e da porta no costado.





Veja neste modelo algum contorno desta porta, mas tbm não muito claro:





Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Marcus Silva

avatar

Mensagens : 1200
Data de inscrição : 04/04/2011

MensagemAssunto: Re: Cruzador Protegido Russo “Varyag ” de 1899   Sex Ago 03, 2012 1:17 pm

Aqui os tubos na lateral do navio.
Eu utilizei imagem de gravura ou desenho, mas é compatível com imagem de fotografia.
Dessa forma, mostrando os tubos de um dos lados do navio, que é o de boreste, leve em consideração que os outros dois a bombordo, eram simétricos com relação a estes.
Vejam que a porta do tubo mais avante era menor do que o mais de ré, e isso leva a algumas comclusões: a descrição da dotação do navio diz q eram 6 tubos de torpedos no total , mas talvez os tubos de ré fossem duplos, dois tubos pasando por aquelas portas, ou uma outra teoria, de que poderia ser um tubos de maior calibre, contrariando a informação de que o torpedo usado fosse de mais calibre que o de 381mm.



Aqui em foto, as duas portas de bombordo:


Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Marcus Silva

avatar

Mensagens : 1200
Data de inscrição : 04/04/2011

MensagemAssunto: Re: Cruzador Protegido Russo “Varyag ” de 1899   Sex Ago 03, 2012 1:18 pm

Durante sua vida o Varyag teve basicamente duas configurações, uma que foi esta de sua vida inicial, incorporado a marinha russa em 1901, e depois após o episódio da Guerra Russo-Japonesa, quando o navio caiu em mãos dos japoneses e estes aplicaram algumas modificações no navio, trocaram as 4 chaminés, fizeram mudanças no armamento e etcs.
Aqui então as duas configurações do navio em épocas diferentes:

Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Marcus Silva

avatar

Mensagens : 1200
Data de inscrição : 04/04/2011

MensagemAssunto: Re: Cruzador Protegido Russo “Varyag ” de 1899   Sex Ago 03, 2012 1:21 pm

Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Marcus Silva

avatar

Mensagens : 1200
Data de inscrição : 04/04/2011

MensagemAssunto: Cabeamento   Sex Ago 03, 2012 1:25 pm

Um elemento que enriquecia o visual do Varyag era o cabeamento, que além de estar presente nos dois mastros, vinham tbm ter função estrutural nas chaminés do navio:



Os estais e brandais das chaminés ajudavam a manter esses peças de pé:

Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Marcus Silva

avatar

Mensagens : 1200
Data de inscrição : 04/04/2011

MensagemAssunto: Re: Cruzador Protegido Russo “Varyag ” de 1899   Sex Ago 03, 2012 1:28 pm

Os brandais eram aplicados nos dois estágios de altura das chaminés, veja aqui apontado em duas setas a vista de cima:




E a vista lateral:


Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Marcus Silva

avatar

Mensagens : 1200
Data de inscrição : 04/04/2011

MensagemAssunto: Re: Cruzador Protegido Russo “Varyag ” de 1899   Sex Ago 03, 2012 1:29 pm

O kit do Varyag produzido pela Zvezda é muito bem feito, mas cometeu-se um erro que fica muito à vista: o chapeamento do costado. No kit o costado vem liso, sem as marcas das chapas. A única referencia que possuo que possa auxiiar a recriar o chapeamento está em uma foto de alta resolução, o que vou trazer aqui.

IMAGEM

Abs: Marcus Silva
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Conteúdo patrocinado




MensagemAssunto: Re: Cruzador Protegido Russo “Varyag ” de 1899   

Voltar ao Topo Ir em baixo
 
Cruzador Protegido Russo “Varyag ” de 1899
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1
 Tópicos similares
-
» Kit Russo
» Ilyushin IL-86 - Zvezda - 1/144 - Kras Air
» Apresentação
» {FP} Chloe Eve Campbell - University of Julliard

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Arsenal Modelismo Naval :: Histórico e Características :: Cruzadores-
Ir para: